A canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto



Já muitas vezes ouvi falar da história dos três pastorinhos que viram a Virgem Maria em Fátima - Portugal.

Porém, será que conheço mesmo a sua história?

No dia 13 de Maio de 2017, os pastorinhos Jacinta Marto e Francisco Marto serão canonizados, ou seja, torna-se-ão oficialmente Santos Católicos que podem ser venerados nas igrejas em todo o mundo.

Este processo de canonização é baseado na verificação de um ou mais milagres verificados cientificamente. O rigor científico é um postulado a ser seguido fielmente nos processos de canonização.

O milagre que permitiu a canonização dos já beatos Francisco e Jacinta Marto ocorreu no Brasil, em que uma criança brasileira, que na época tinha seis anos, caiu de uma janela a sete metros de altura do chão. A criança foi para o hospital, já em coma, com um "grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material encefálico” e foi operada. 

Perante esta situação, o pai da criança invocou Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos tendo também ao seu lado nesta oração os familiares e uma comunidade de religiosas de clausura que em conjunto rezaram, com insistência, pedindo a intercessão dos Pastorinhos de Fátima.

Perante a situação clínica da criança, os médicos, disseram que, mesmo que sobrevivesse, a criança “viveria em estado vegetativo ou, na melhor das hipóteses, com graves deficiências cognitivas”.

“Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado qualquer dano neurológico ou cognitivo”. 

A 2 de fevereiro de 2007, o Vaticano consultou uma equipa médica e esta deu o parecer positivo unânime sobre o caso, declarando-o como "cura inexplicável do ponto de vista científico".


No tempo de Jesus, os milagres aconteciam e ainda hoje podemos contar com a sua Presença em todos os momentos da nossa vida, especialmente nos mais difíceis e dolorosos. 

Para além disso, podemos ainda contar com a intercessão dos Santos, a Igreja Triunfante que acompanha a Igreja Militante que somos nós.

Toda esta beleza de fé católica na comunhão entre a Igreja do céu e a da terra, encontra-se clarificada no Catecismo da Igreja Católica nos nºs 954 e ss. que a todos aconselho a ler.

Aqui deixo um pouco do que a Igreja católica esclarece acerca desta comunhão entre a Igreja do céu e da terra que nos dão uma certeza de que nunca estamos órfãos ou sozinhos:

"954. Os três estados da Igreja. «Até que o Senhor venha na sua majestade e todos os seus anjos com Ele e, vencida a morte, tudo Lhe seja submetido, dos seus discípulos uns peregrinam na terra, outros, passada esta vida, são purificados, e outros, finalmente, são glorificados e contemplam "claramente Deus trino e uno, como Ele é" ...

956. A intercessão dos santos. «Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade [...]. Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo [...]. ...

957. A comunhão com os santos. «Não é só por causa do seu exemplo que veneramos a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito aumente com o exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do povo de Deus» (II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium, 50: AAS 57 (1965) 56.)."

Nos próximos artigos deste blogue irei aprofundar os meus conhecimentos acerca dos beatos Francisco e Jacinta Marto pois ainda tenho muito que aprender com estas simples crianças que na sua humildade tiveram a honra de ser visitados por Nossa Senhora em Fátima - Portugal.



(Texto de autoria de Rosária Grácio)

Bibliografia:

Os parágrafos do catecismo da Igreja Católica foram consultados no site:

Os pormenores históricos e as notícias dos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta Marto foram consultados em :

Pinturas originais de Gráccio Caetano 

Conheça os outros blogues de Rosária Grácio :

Canal do Youtube de Rosária Grácio :